terça-feira, 5 de maio de 2009

Aulas lúdicas no ensino superior

Fui surpreendida com esse termo "Lúdico" aí começaram minhas dúvidas. Será que eu vou aprender a brincar na Faculdade? Redescobri o significado de brincar e sua importância em todas as faixas etárias. Nós adultos somos muito preconceituosos com o novo, o diferente e muito mais quando se fala em brincar com um propósito , com uma intencionalidade.
Somos criativos por natureza descobrimos o fogo, tínhamos o desejo de voar e conseguimos através da criação do nosso irmão pátrio Santos Dumont.Temos necessidades inerentes à espécie humana a diversão, lazer, comunicação, o afeto, vida em sociedade.
O brincar faz parte da cultura humana, na história do brincar percebemos por exemplo que brincar com bonecas antecede o nascimento de Cristo,as bonecas eram utilizadas em rituais releigiosos por alguns povos.Hoje foram introduzidas as brincadeiras infantis.
Entendi que o lúdico é atividade que realiazamos que nos propicia prazer ou seja, o lúdico é relativo para cada indivíduo.Porém como futura Pedagoga percebo a necessidade que nós educadores temos em sermos criativos no processo de ensino e aprendizagem dos educandos uma aula que os envolva não precisa da mais alta tecnologia ou vesti-se de palhaço.
O currículo deve respeitar a individualidade dos educandos não excluíndo os conhecimentos do currículo universalista.
Então vamos lá educadores inserir o lúdico na educação brasileira, na vida social, familiar enfim sejam lúdicos

Um comentário:

  1. Olá Nádia!
    Para essa sua postagem, respondo através de Gonzaguinha: "Somos nós que fazemos a vida;
    Como der ou puder ou quiser; Sempre desejada(...) Eu fico com a pureza da resposta das crianças: "É a vida, é bonita e é bonita".
    Somos eternos aprendizes!
    Gostei de ver - LER!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir